Vídeo mostra onça baleada no Rio Negro sendo solta no AM após 40 dias de tratamento

Um vídeo registrou o momento em que a onça-pintada resgatada no meio do Rio Negro com mais de 30 estilhaços de chumbinho é solta de volta à natureza após uma megaoperação inédita na Amazônia. O felino passou 40 dias em tratamento e foi reintroduzido em segurança, já monitorado por especialistas.


A soltura ocorreu entre os dias 9 e 10 de novembro, em uma área isolada de floresta na região de Novo Airão. A equipe da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), junto a veterinários, biólogos, pesquisadores e técnicos de imagem, acampou na mata para assegurar que o animal fosse devolvido em plenas condições.

Esse é o primeiro caso registrado de um felino da espécie Panthera onca resgatado, tratado e reintroduzido em seu habitat natural na região. Para a secretária da Sepet-AM, Joana Darc, o sentimento é de dever cumprido, mostrando a responsabilidade do estado na preservação da fauna silvestre.

“A soltura é uma determinação do governador Wilson Lima, para que usássemos todas as forças do governo e dos parceiros até chegarmos a esse momento. Animal silvestre tem que estar na natureza. Somos nós, enquanto sociedade, que ocupamos esses espaços e afugentamos os animais do seu próprio habitat. Agora estamos cumprindo com o nosso dever legal, responsabilidade do Estado, de devolver esse animal à natureza com integridade e saúde”, afirmou.

 

Preparação e transporte do felino

A ação foi coordenada pela Sepet-AM e envolveu médicos-veterinários, biólogos, pesquisadores e técnicos de imagem, que permaneceram na região de soltura das 13h de domingo até 6h40 da manhã de segunda-feira (10). A equipe precisou acampar na mata para garantir a liberação do animal em plenas condições de segurança, conforme orientação dos profissionais.

O felino foi entregue à natureza após 40 dias de resgate, conforme determinação do biólogo responsável, Nonato Amaral, que acompanhou toda a operação.