Manaus, AM – Sete ônibus do transporte coletivo público foram alvo de criminosos e incendiados de sábado (5) para domingo(6) em Manaus. O Sinetram mandou todos os ônibus voltarem para as garagens.
Além disso, na nota enviada pelo órgão, solicita das autoridades públicas competentes imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo.
A Polícia Militar já está em operação na capital, desde os primeiros registros de ocorrência. Nesta manhã, a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas está reunida para tentar solucionar a onda de vandalismo que ocorre na cidade.
Nota Sinetram
O Sinetram repudia os atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo (6), em que 7 ônibus do transporte coletivo foram incendiados dentre outros atos violentos.
A violência das ações, aparentemente de caráter terrorista, causou pânico nos operadores do serviço, pois há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida.
Atos dessa natureza, além de serem crimes de dano e ilícitos civis, visam disseminar o medo e inviabilizam o serviço essencial.
Diante desse cenário, os maiores prejudicados são o usuário do transporte coletivo e os trabalhadores do sistema de transporte cujas vidas estão em risco.
Por fim, pedimos às autoridades públicas competentes imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo.
Veja vídeos dos ônibus chegando em suas respectivas garagens: