sábado, 24 de janeiro de 2026

SpaceX lança com sucesso a Starship, a nave mais poderosa do mundo, mas perde contato durante retorno à Terra



Resumo

  • O lançamento, que ocorreu exatamente às 10h25, aconteceu na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA). O voo de teste não tem tripulação.

  • A nave é apontada como a mais poderosa do mundo e foi projetada para levar pessoas e cargas para a Lua e Marte futuramente.

  • Missões realizadas em abril e novembro de 2023 acabaram com explosões de outros exemplares da Starship.

    Starship encontrava-se na atmosfera da Terra para encerrar a missão, mas os satélites Starlink perderam a comunicação com a nave. Segundo a empresa, ela pode ter sido destruída durante o retorno.

    Apesar disso, a missão teste foi considerada bem-sucedida, pois, em relação às outras duas tentativas, esta foi a viagem mais longa que a Starship já fez até agora.

    Durante a missão, o foguete Super Heavy se separou da Starship para cair no mar, no Golfo do México. Enquanto isso, a nave seguiria viagem no espaço para, depois, cair no Oceano Índico. Mas não se sabe se isso realmente aconteceu, já que a comunicação foi perdida.

    terceira missão da Starship conseguiu alcançar alguns objetivos e, agora, caminha para cair no Oceano Índico, como planejado.A nave segue no espaço fazendo o seu caminho. Em alguns momentos, porém, o sinal que transmite as imagens ao vivo é perdido. A trajetória da nave dura cerca de 1 hora. A previsão é que, depois, ela caia no Oceano Índico.

    A SpaceX afirma que o foguete Super Heavy já caiu no mar, no Golfo do México, como previsto. No entanto, a empresa não transmitiu esse momento, por isso, não dá para confirmar o sucesso do pouso.

    Enquanto isso, a nave seguia sua trajetória, que deve durar cerca de 1 hora até ela retornar. A previsão é que ela caia no Oceano Índico.

    SpaceX pausou a transmissão ao vivo – ainda não está claro o motivo.

    A nave separou do foguete Super Heavy, que, agora, cairá no Golfo do México. Tudo caminha bem, até agora.

    “Os motores Raptor da Starship foram acionados durante a separação em estágio quente. O Super Heavy está executando a manobra”, disse a empresa

    fonte:g1