São Paulo luta para sediar torneio de quadribol, esporte de Harry Potter

Prepare as varinhas e as vassouras voadoras. A cidade de São Paulo está na disputa para sediar o Pan-Americano de quadribol, esporte mais popular de Harry Potter, saga que recentemente completou 20 anos da chegada aos cinemas. Mas, diferente do mundo bruxo, a competição será apenas entre “trouxas”, como são chamados os seres humanos incapazes de fazer magia.


O Pan-Americano do ano que vem ocorrerá ao longo de três dias de competição entre junho e agosto. Será a segunda edição do Pan de quadribol, realizado pela primeira vez em 2019, em Richmond, nos Estados Unidos. Os donos da casa foram campeões na ocasião contra México e Canadá.

A candidatura de São Paulo foi organizada em parceria entre a ABRQ (Associação Brasileira de Quadribol) e a Associação Paulista de Quadribol, que está em contato com a prefeitura de São Paulo. Caso a capital do estado vença Lima, o local favorito para receber os jogos é um campo no bairro Bom Retiro, e a área das partidas deve atender um padrão de tamanho estabelecido pela IQA, entre outros pré-requisitos, como ter transporte público nas redondezas.

São Paulo disputa com Lima, capital do Peru, para ver quem sediará o Pan em 2022. A IQA, a Associação Internacional de Quadribol, que regula o esporte criado em 2005 por estudantes dos Estados Unidos, não divulgou uma data específica para anunciar o resultado, mas a expectativa é que a cidade vencedora seja conhecida até o final do ano.

De acordo com o diretor de Esporte da ABRQ, Johann Daflon, a organização espera que EUA, Canadá, México e Argentina confirmem presença no Pan em São Paulo, além do Brasil, é claro. A seleção brasileira deverá ser convocada pela comissão técnica comandada pelo treinador Chico no início do ano e iniciará os treinamentos.

A expectativa da ABRQ é que a equipe brasileira obtenha melhores resultados a partir das próximas competições. O Brasil participou das últimas duas Copas do Mundo: foi 16º entre 21 países em 2016 e 27º entre 29 equipes em 2018. Os EUA são os maiores campeões, com três títulos em quatro edições. A próxima edição do Mundial será em 2023, em Richmond.

*UOL Esporte