Rio Negro sobe para 29,98 metros e alcança recorde histórico em 2021

MANAUS – Nas últimas 24 horas o Rio Negro subiu 1 centímetro e atingiu, nesta terça-feira, dia 1º de junho de 2021, o nível de 29,98 metros e se tornou a maior cheia registrada nos últimos 110 anos – desde quando a medição começou a ser realizada no porto de Manaus.


A cota ultrapassou a de 2012, quando o nível do Rio Negro atingiu 29,97 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para 2021 é que a enchente atinja até 30,05 metros.

Apesar do recorde histórico, a subida das águas fez a capital amazonense permanecer em situação de emergência, conforme a Defesa Civil Municipal.

A Prefeitura de Manaus tem o planejamento para atender as mais de 4 mil famílias que foram catalogadas nos 15 bairros mapeados pela Casa Militar. Ao todo, já foram construídos mais de 9 mil metros de pontes que estão viabilizando o translado das famílias afetadas pela cheia.

 

Avenida Eduardo Ribeiro tomada pela cheia | Foto: Divulgação

Também nesta terça, está programado o pagamento da primeira parcela do auxílio aluguel. E as autoridades continuam os trabalhos para combater os danos causados pela enchente

Revitalização da Manaus Moderna 

Um dos primeiros locais a ser visitado por turistas quando desembarcam no Porto de Manaus, a Feira da Manaus Moderna sofre com a cheia do Rio Negro o local será revitalizado após a cheia deste ano.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, nesta segunda (31). Ele explicou as medidas que pretende adotar para que os próximos anos de enchentes sejam recebidos de maneira branda pela população da cidade.

Preocupação com banhistas na Ponta Negra 

Uma parte da praia do complexo turístico Ponta Negra está encoberta pelas águas escuras, deixando o ambiente ainda mais bonito para contemplação da cheia, porém o cuidado deve ser redobrado.

A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

A principal orientação dos bombeiros é para que os banhistas procurem as áreas conhecidas e demarcadas, previamente supervisionadas pelos salva-vidas.

Outro conselho é evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica, que altera o comportamento e pode levar a uma situação de risco. As crianças, especialmente as menores de 8 anos, devem ficar aos cuidados e com atenção redobrada de pais e responsáveis