
Durante a solenidade de formatura do 2º Curso Tático de Operador Romu (CTOR), realizada nesta quinta-feira (3/7) na Casa de Praia Zezinho Corrêa, zona Oeste de Manaus, o prefeito David Almeida anunciou duas medidas importantes para a segurança pública municipal: o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal de Manaus (CMM) prevendo gratificação de 25% para os agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e a criação da Polícia Municipal de Manaus.
A gratificação será destinada aos servidores que atuam diretamente nas operações da Romu. Segundo o prefeito, a proposta será encaminhada ao Legislativo após o recesso parlamentar. “Esse tipo de curso é extremamente exigente e o número de inscritos demonstra o compromisso com a cidade. A gratificação é um reconhecimento a essa dedicação”, afirmou.
Além disso, David Almeida antecipou a reestruturação da segurança municipal com a implantação da Polícia Municipal de Manaus, respaldada pela recente emenda constitucional aprovada pelo Senado Federal. A nova corporação terá perfil operacional e armado, enquanto a atual Guarda Municipal continuará com funções patrimoniais.
“Nós vamos ocupar o espaço que nos cabe na segurança pública. A Polícia Municipal será uma realidade. Não estamos aqui para substituir, mas para somar. A segurança é responsabilidade do Estado, mas é missão de todos”, destacou o prefeito.
Ao lado do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto Siqueira, o prefeito também anunciou o início do curso de formação para mais 150 agentes aprovados no concurso público da Guarda, com início em 19 de agosto. A previsão é que o efetivo armado chegue a 450 servidores ainda este ano, podendo alcançar cerca de mil agentes com a soma dos guardas patrimoniais.
“A Guarda Municipal existe há 75 anos e só agora alcança o protagonismo que merece. Já estamos planejando um novo concurso para mais 550 policiais municipais no próximo ano”, declarou David Almeida.
Durante a cerimônia, foram apresentadas cinco novas viaturas que reforçarão a atuação da Romu nos terminais de ônibus e em operações urbanas. Quatro dos veículos são blindados.
O secretário Alberto Siqueira relembrou a criação da Romu em 2023 e destacou o apoio da atual gestão. “Nenhum outro prefeito fez tanto pela Guarda como David Almeida”, afirmou.
Participaram ainda da solenidade instrutores e familiares dos formandos. O agente João Paulo, policial civil e instrutor de tiro, destacou a importância da presença das famílias ao longo da formação. “Foram dias intensos de superação. O apoio familiar fez toda a diferença”, disse.
O encerramento do curso também foi marcado por momentos emocionantes. A formanda Nasser recebeu a boina das mãos da filha de três anos, e descreveu a conquista como um exemplo de honra para a criança. Já o formando Madson, que recebeu a insígnia diretamente do prefeito, comemorou o esforço coletivo da turma. “Foi difícil, mas chegamos ao fim com orgulho”, afirmou.
Durante os 25 dias de treinamento, os agentes passaram por instruções com grupos de elite como o Comando de Operações Especiais (COE), Rocam, Choque/Core, Forças Especiais do Exército e Divisão de Inteligência e Operações Aéreas (Dioa), reforçando a qualificação dos profissionais que atuarão diretamente na linha de frente da segurança pública da capital.