Longas filas foram registradas em unidades do Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em Manaus, na manhã desta quarta-feira (10). A população, que começou a chegar ainda na madrugada, buscava atualizar o CadÚnico e poder receber o novo benefício Auxílio Brasil – que substitui o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.
O CadÚnico é a porta de entrada de famílias de baixa renda em programas sociais do país. E deve ser usado, também, para o Auxílio Brasil, que o governo prevê começar a pagar no próximo dia 17, segundo o calendário do agora extinto Bolsa Família.
No CRAS São Jose, na Zona Leste, a fila começou a se formar por volta das 5h. O atendimento no local só inicia às 8h.
No local, apesar da imensa quantidade de pessoas, apenas 40 fichas foram distribuídas. Pessoas que tinham agendamento marcado permaneceram na fila e outras foram encaminhadas para um salão, ao lado da área de atendimento. Entre essas pessoas que seguiam aguardando, a previsão é que pelo menos 30 sejam atendidas.
Segundo funcionários do local, há apenas três cadastradores trabalhando e a quantidade pessoas em busca de atendimento ultrapassa a capacidade da unidade. Os funcionários reclamam ainda que a unidade está sendo procurada também por pessoas de outros bairros, o que aumentaria ainda mais as filas.
No CRAS São Jose, na Zona Leste, a fila começou a se formar por volta das 5h. — Foto: Marcelo Moreira
Pessoas que não receberam senhas foram levadas a um salão — Foto: Marcelo Moreira
*G1 Amazonas