A nova pesquisa realizada pelo Instituto Direto Ao Ponto Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (30), aponta que as eleições municipais devem ter um segundo turno entre os candidatos o prefeito David Almeida (Avante) e o Roberto Cidade (UB).
No cenário estimulado, David Almeida (Avante) está com 34,4% das intenções de voto, liderando a corrida pela Prefeitura de Manaus, seguido por Roberto Cidade (União) que atingiu 22,6%, com uma diferença de 12 pontos percentuais.
Em terceiro lugar, Capitão Alberto Neto (PL) com 15,3%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 14,9%. Em quinto está Marcelo Ramos (PT) com 5,2%.
Nos últimos lugares estão Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,9% e 0,2%, respectivamente.
Não sabem em quem votar ou não responderam foram 2,9% e brancos e nulos são 3,6%.
A pesquisa ouviu 830 pessoas entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é 3,5 pontos percentuais e tem 95,5% de confiabilidade.
Espontâneo
No cenário de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, o atual prefeito também lidera o levantamento com 30,4%. Roberto Cidade surge em segundo lugar com 16% das intenções de votos.
Em terceiro lugar está Amom Mandel com 10,8%, seguido por Capitão Alberto Neto com 8,8% e Marcelo Ramos com 1,8%. Nas últimas posições estão Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos com 0,6% e 0,1%, respectivamente.
Segundo turno
Na projeção de cenários para o segundo turno, David Almeida também vence em três cenários projetados contra os candidatos Amom Mandel, Capitão Alberto Neto e Roberto Cidade, na disputa pela prefeitura.
No primeiro cenário, David vence Cidade por 46,2%, contra 39,3%. No segundo cenário, David vence Alberto Neto, por 52,2% contra 33,1% e no terceiro cenário, o atual prefeito vence Amom Mandel, por 55,1% contra 31,4%.