MANAUS – Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, apontam que pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o número representa quase 25% da população do Brasil.
E com o objetivo de discutir propostas para definir políticas públicas de inclusão e acessibilidade na capital amazonense, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou, nesta sexta-feira (28), a primeira Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD).
O evento contou com a presença de representantes de 15 instituições sociais de Manaus, autoridades e da ícone amazonense e digital influencer, Patixa Teló, que foi convidada como uma representante dos PCDs.
O presidente da COMPCD, vereador Rodrigo Guedes, ressaltou a participação de Patixa na audiência pública.
“É uma grande celebridade local e nacional. Ela demonstra como uma pessoa com deficiência pode, inclusive, gerar renda, para si por meio da criatividade e inteligência”, destacou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, Patixa foi além. Ela fez apelo pela acessibilidade aos PCDs e cobrou as autoridades sobre outras dificuldades que a população em geral sofre no Estado.
Convidados
Também estiveram na audiência pública, os vereadores Caio André, Thaysa Lippy e Elissandro Bessa, que são membros da COMPCD; a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara; o vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro e a responsável pelo núcleo da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Lêda Maia.