Médico brasileiro comanda 1º transplante de rim de porco para humano nos EUA

Richard Slayman, 62 , entrou para a história no último sábado após receber o primeiro transplante mundial de um rim geneticamente modificado de um porco. O procedimento foi liderado pelo médico brasileiro Leonardo V. Riella.


A cirurgia de quatro horas aconteceu no Massachusetts General Hospital (MGH), em Boston, nos Estados Unidos. Leonardo é diretor Médico de Transplante Renal do hospital em Boston e pesquisador da universidade de Harvard.

Leonardo V. Riella, médico brasileiro que realizou primeiro transplante de rim de porco para humano no mundo (Foto: Massachusetts General Hospital via X)

Slayman, que vive com diabetes tipo 2 e hipertensão há vários anos, já tinha sido alvo de um transplante de rim de um doador humano que morreu em dezembro de 2018, também realizado no MGH, após fazer diálise durante sete anos.

Contudo, o rim transplantado mostrou sinais de estar falhando aproximadamente cinco anos depois, pelo que o doente retomou a diálise em maio de 2023. O homem deparou-se, então, com complicações recorrentes no acesso vascular da diálise, o exigia visitas ao hospital a cada duas semanas para descoagulação e revisões cirúrgicas, impactando significativamente a sua qualidade de vida.

Fonte: D24am.