
Henrique Oliveira e a ex-mulher são alvos da Polícia Federal em investigação de crimes eleitorais
A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Amor Fantasma, destinada a repressão de possível crime de Caixa 2 eleitoral. Um dos alvos da operação é a ex-mulher do ex-vice governador do Amazonas, Henrique Oliveira (Podemos).
Adriana Mendonça (Pros) recebeu R$ 3 milhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e teve a campanha mais rica na disputa por uma vaga na Câmara Federal pelo Amazonas.
No entanto, assim como Henrique Oliveira — que disputou o Governo — não conseguiu se eleger e nem alcançar votação expressiva.
A investigação policial aponta que não há evidência de prática de atos de campanha do uso desses recursos.
Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão em Manaus. Além de Henrique e Adriana, são investigadas três empresas (que possuem um mesmo sócio em comum).
Segundo apurado pela Polícia Federal, a ex-esposa de Henrique Oliveira teria repassado o dinheiro do fundo partidário às empresas investigadas na operação.
O nome da operação “Amor Fantasma” é uma alusão à relação conjugal entre os principais investigados.
Foram apreendidos os celulares dos envolvidos, computadores e documentos.
O cumprimento do mandado de busca e apreensão visa identificar a prática delituosa, bem como angariar outros elementos indicativos de autoria e materialidade.