O governador Wilson Lima anunciou nesta sexta-feira (28) a retomada das aulas semipresenciais nas escolas da rede estadual de ensino. O retorno está previsto para terça-feira, dia 1º de junho.
A retomada das aulas no estado é uma das poucas alterações no decreto em vigor desde o dia 17 de maio, que estabelece as regras de circulação de pessoas durante a pandemia.
“Os nossos alunos já tiveram um prejuízo muito grande, porque já ficaram muito tempo parados. A gente tem, historicamente, uma deficiência no ensino público e, com a pandemia, agravou mais esse abismo que há entre a escola pública e a escola privada”, disse Wilson Lima.
O governador anunciou também que devem ser entregues fardamentos, materiais escolares como caderno, canetas, borrachas para os alunos e kits com agendas, cadernos, pincéis e outros equipamentos para uso em aulas para os professores.
Mais cedo, o secretário municipal de Educação de Manaus, Pauderney Avelino, anunciou a retomada do ensino na rede pública de ensino na capital.
O secretário estadual de Educação, Luís Fabian Barbosa, afirmou que é o momento de recuperação da aprendizagem dos alunos do estado do Amazonas. “Nós sabemos que, por melhor que seja a estratégia de aula remota, nada substitui a ação do professor em sala de aula. E para isso nós receberemos os professores com todo um suporte necessário, para que eles possam cuidar daquilo que é importante, focar na aprendizagem”, afirmou.
De acordo com o secretário de Educação, Luis Fabian, o retorno das aulas semipresenciais pode acontecer após a vacinação dos profissionais de educação do estado. Outra medida adotada, segundo ele, foi a adequação das escolas com os protocolos de saúde para receber os alunos.
“Teremos tapetes sanitizados, dispensadores com álcool em gel em todas as salas. Teremos a metadedo contingente dos alunos nas salas de aula, o que permitirá o afastamento exigido. Toda sinalização dentro da escola para que sejam evitadas aglomerações, a instalação de pias na porta das escolas. Todos os cuidados para garantir a inauguração desse momento”, comentou o secretário.
Na rede municipal de ensino, as aulas serão retomadas nesta segunda – feiraa (31).