Foragidos da Justiça são presos durante o Carnaval em Manaus com ajuda de reconhecimento facial

Capturas ocorreram entre sexta-feira (13) e a manhã desta segunda (16); sistema “Paredão” foi usado no monitoramento de áreas da cidade

A Polícia Militar do Amazonas prendeu 15 foragidos da Justiça entre a sexta-feira (13) e a manhã desta segunda-feira (16), em Manaus. As capturas contaram com o apoio do sistema de reconhecimento facial conhecido como “Paredão”, utilizado no monitoramento de áreas da capital.


Entre os detidos estão pessoas procuradas por crimes como estupro, roubo, tráfico de drogas, receptação, lesão corporal qualificada e homicídio. As prisões ocorreram em diferentes zonas da cidade, após cruzamento de imagens com bancos de dados policiais e acionamento das equipes em campo.

Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e o Centro de Análise de Imagens da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, cinco foragidos foram localizados e presos somente na manhã desta segunda-feira (16).

Na sexta-feira (13), quatro mandados de prisão foram cumpridos nas zonas Leste, Norte e no Centro. No sábado (14), outras quatro pessoas foram identificadas e detidas nas zonas Leste, Centro-Sul e Oeste. Já no domingo (15), um suspeito teve o mandado cumprido na Zona Leste.

Durante o feriado de Carnaval, o monitoramento foi intensificado, com equipes dedicadas à análise contínua das imagens para apoiar as ações policiais. O reforço permitiu a localização de foragidos em todas as zonas da cidade ao longo do período.

Os presos foram encaminhados às unidades policiais para os procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.