
Dois irmãos, de 19 e 22 anos, foram presos no domingo (08/02) suspeitos de envolvimento na explosão e no roubo a uma casa lotérica localizada na zona norte de Manaus. A prisão ocorreu em menos de 48 horas após o crime e foi resultado de uma ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM).
Segundo a SSP-AM, os suspeitos foram identificados com apoio do sistema Paredão, por meio de reconhecimento facial, e de equipes da Secretaria de Inteligência (Seai). O secretário-executivo adjunto de Operações, André Gomes Ribeiro, afirmou que a integração das forças foi fundamental para dar uma resposta rápida à população.
A dupla foi localizada por equipes da Seai e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) na casa de uma familiar, no bairro Santa Etelvina, também na zona norte da capital. Durante a abordagem, os policiais apreenderam 15 celulares, dois tabletes e cordões de ouro. O valor levado do estabelecimento, no entanto, não foi encontrado.
À Polícia Militar, os irmãos informaram que o dinheiro teria sido usado para pagar uma dívida com traficantes.
Investigação
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) apontaram que os suspeitos confeccionaram um artefato explosivo de forma caseira, supostamente após aprenderem o método assistindo a filmes.
Ainda conforme a Polícia Civil, um dos suspeitos já tinha passagem pela polícia e possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.
Procedimentos
Os dois homens foram autuados em flagrante pelo crime de roubo com utilização de explosivos e encaminhados à Derfd, onde permanecem à disposição da Justiça.
Foto: Victor Levy/SSP-AM