Dois homens são executados a tiros em Manaus; motivação é mistério

Dois homens foram assassinados na tarde desta quarta-feira (26) após um ataque armado no Ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. As vítimas, ainda sem identificação oficial, morreram no local.


Um vídeo que circula em aplicativos de mensagens registra os corpos caídos no ramal poucos instantes após o crime. Moradores relataram que os atiradores chegaram em duas motocicletas e abriram fogo diversas vezes contra os homens.

Motivação ainda é desconhecida

Até o momento, não há informação sobre o que teria motivado o ataque. Os criminosos fugiram logo após os disparos e seguem sem localização.

Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) assumiu a investigação e deve ouvir testemunhas para tentar identificar os responsáveis.

Equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas para remover os corpos e realizar os procedimentos legais.

Violência em Manaus

Manaus registrou uma redução expressiva nos homicídios nos últimos dois anos, alcançando índices que não eram observados há mais de uma década. Mesmo assim, a capital amazonense segue entre as cidades brasileiras com maior número absoluto de mortes violentas, segundo levantamentos nacionais e locais.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Polícia Civil apontam que a cidade fechou 2024 com 670 homicídios, número 27,7% menor que o registrado em 2023, quando foram contabilizados 855 casos.

A tendência de queda se manteve em 2025: em julho deste ano, por exemplo, Manaus contabilizou 33 homicídios, redução de 54% em relação ao mesmo mês de 2024.

Apesar dos avanços estaduais, números do Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que Manaus registrou em 2023 cerca de 984 homicídios estimados, ocupando a 4ª posição entre as capitais brasileiras com maior número de assassinatos.

*Com informações Portal Norte