
Motociclistas retiram placas para evitar fiscalização e têm veículos removidos durante operação
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, entre os dias 18 e 20 de julho, uma operação de fiscalização nas zonas Norte, Leste, Centro-Sul, Centro-Oeste e Oeste de Manaus. Durante a ação, 30 motocicletas foram apreendidas por circularem sem placas de identificação.
De acordo com o órgão, muitos condutores retiraram intencionalmente as placas dos veículos com o objetivo de escapar de responsabilidades civis, administrativas e até criminais, uma vez que boa parte das motos apresentava irregularidades.
Além das remoções, a operação resultou em 596 autuações e 21 casos de alcoolemia. Na madrugada de domingo (20), um motorista foi preso em flagrante na rua Delphos, bairro Nova Cidade (zona Norte), por embriaguez ao volante, resistência e desacato à autoridade. Ele foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
As infrações mais frequentes registradas incluem:
-
Conduzir sem capacete;
-
Transportar passageiro sem capacete;
-
Dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
-
Conduzir veículos sem os equipamentos obrigatórios;
-
Fazer retorno sobre a calçada;
-
Usar calçado inadequado ao dirigir;
-
Recusar-se a realizar o teste do bafômetro;
-
Permitir que pessoas não habilitadas conduzam o veículo.
A operação integra as fiscalizações rotineiras do Detran-AM, com o objetivo de combater irregularidades e reforçar a segurança no trânsito da capital amazonense.