O relatório final da CPI da Covid no Senado, aprovado na terça-feira (26) após seis meses de trabalho, ganhou destaque também na imprensa internacional.
Sites de jornais como o americano “The New York Times” e o britânico “The Guardian” e de redes de televisão como CNN mantém a notícia em suas páginas iniciais na manhã desta quarta-feira (27). A BBC internacional está com a notícia em sua manchete.
A imprensa internacional destaca principalmente o pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro, acusado de uma série de crimes na condução da crise sanitária que contribuíram para o Brasil ter mais de 600 mil mortos pela doença.
Veja a repercussão abaixo:
BBC
“O relatório alega que o governo do Sr. Bolsonaro perseguiu uma política de permitir que o coronavírus se espalhasse pelo país na esperança de alcançar a imunidade do rebanho”, diz o texto.
A reportagem destaca a acusação de crime contra a humanidade, que deve ser apresentada ao Tribunal Pena Internacional, e diz que a CPI da Covid “recomendou mais oito acusações contra o Sr. Bolsonaro em tribunais brasileiros, incluindo incitamento ao crime, falsificação de documentos e violação dos direitos sociais”.
‘The New York Times’
O jornal americano “The New York Times” destaca que a CPI da Covid “recomendou nove acusações criminais contra o presidente Jair Bolsonaro, incluindo ‘crimes contra a humanidade’, acusando Bolsonaro de permitir intencionalmente que o coronavírus se espalhasse sem controle pelo Brasil”.
‘The Washington Post’
O “The Washington Post” destaca que “um comitê do Senado brasileiro está recomendando que o presidente Jair Bolsonaro enfrente uma série de acusações criminais por ações e omissões relacionadas ao segundo maior número de mortos por Covid-19 do mundo”.
O jornal americano destaca os crimes imputados a Bolsonaro — “acusações que vão de charlatanismo e incitação ao crime ao uso indevido de fundos públicos e crimes contra a humanidade” — e explica quais são os próximos passos após a aprovação do relatório final da CPI.
*G1