Um vídeo que mostra carteiras de vacinação falsificadas sendo comercializadas em Manaus circulou nas redes sociais nesta sexta-feira (3). O vídeo mostra que as carteiras tinham selo de aplicação de doses contra Covid-19, após decreto do Governo Estadual tornar obrigatória a apresentação do item para entrada em bares, restaurantes e lugares similares.
Após denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual do Amazonas.
Por meio de nota, a Semsa informou que o caso será apurado pelos órgãos de segurança. A nota ainda “repudia veementemente esse tipo de prática criminosa que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a imunização é a forma mais segura de proteger a população contra o novo coronavírus”.
A orientação do órgão é que a população que ainda não esteja vacinada procure um dos postos disponíveis na cidade.
Em Manaus, desde o dia 23 de setembro, frequentadores de bares, restaurantes, flutuantes e similares devem apresentar carteira de vacinação com pelo menos uma dose de imunizantes contra Covid-19.
Em espaços públicos culturais, como o Teatro Amazonas, galerias e museus também é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.
*G1 Amazonas