Levantamento apresentado durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (15/06), mostrou que o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, já distribuiu o cartão Auxílio Estadual Enchente para mais de 40 mil famílias afetadas pela cheia, tanto na capital quanto interior.
O estudo apontou, ainda, o repasse no valor de mais de R$ 5,9 milhões em convênios firmados para atendimento da população atingida no Estado.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, o balanço é positivo. Ele avalia que a entrega dos cartões é a melhor estratégia adotada, tratando-se de um período de pandemia.
Ações integradas
Francisco Máximo também destacou as ações realizadas de forma integrada com outras secretarias estaduais, seguindo determinação do governador Wilson Lima.
Entre os órgãos, ele destaca a parceria com o sistema da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos que somam esforços na entrega dos cartões.
Convênios
Conforme dados da Defesa Civil, o Governo do Estado já destinou aporte financeiro, via convênio, para atendimento à população afetada pela enchente em 13 municípios: Eirunepé, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Carauari, Tapauá, Juruá, Canutama, Ipixuna, Anamã, Nova Olinda do Norte, Itamarati e Barreirinha. O valor repassado para as prefeituras municipais já alcança R$ 5.940.494,69.
* Com informações de assessoria