
Cardeal havia apresentado renúncia ao completar 75 anos, mas permanecerá no cargo até nomeação de sucessor
Rio de Janeiro (RJ) — O papa Leão XIV solicitou que o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, permaneça à frente da Arquidiocese por mais dois anos, mesmo após ter apresentado sua renúncia ao Vaticano ao completar 75 anos de idade, conforme prevê o direito canônico. A decisão foi comunicada após audiência realizada na quinta-feira (7).
O Pontífice aceitou formalmente o pedido de renúncia, mas pediu que dom Orani continue no cargo até a escolha de seu sucessor. Na ocasião, manifestou reconhecimento pelo trabalho do cardeal e destacou seu “zelo pastoral, generosidade e serenidade” no serviço à Igreja.
Dom Orani afirmou acolher a decisão “em espírito de comunhão e renovado compromisso” e convidou clérigos, religiosos e fiéis leigos a se unirem em oração e participação nas atividades do jubileu de 450 anos da Arquidiocese do Rio.
Nomeado cardeal pelo papa Francisco em 22 de fevereiro de 2014, dom Orani já exercia o cargo de arcebispo do Rio desde 2009, conduzindo a Arquidiocese em eventos religiosos de grande porte, como a Jornada Mundial da Juventude de 2013.