VÍDEO! PM é baleado no pescoço durante abordagem em Paraisópolis e tem arma roubada

Policial tentava deter suspeitos de arrastão na zona sul de São Paulo; momento do disparo foi registrado por testemunhas


Um policial militar foi baleado no pescoço durante uma abordagem na tarde desta quinta-feira (7), em Paraisópolis, zona sul de São Paulo. A ação ocorreu após um patrulhamento de rotina, quando o cabo Johannes Santana, do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, tentou abordar dois suspeitos em uma motocicleta envolvidos em uma série de roubos na região de Santo Amaro.

Durante a perseguição, o agente acabou separado de seu parceiro e, ao entrar na comunidade, confrontou os criminosos sozinho. No momento da abordagem, houve luta corporal. O policial utilizou uma arma de choque na tentativa de conter os suspeitos, mas sem êxito.

Na sequência, um dos suspeitos tentou libertar o comparsa detido e o outro atirou à queima-roupa no pescoço do PM. Após o disparo, os assaltantes fugiram levando a arma do agente.

Mesmo ferido, o policial conseguiu se levantar e pedir socorro. Ele foi resgatado por um helicóptero da Polícia Militar e levado consciente ao Hospital das Clínicas, onde permanece internado em estado estável. De acordo com boletim médico, o policial sofreu fratura em uma vértebra da coluna, mas ainda não teve os movimentos comprometidos. Novos exames devem avaliar a extensão do ferimento.

Vídeos registrados por testemunhas mostram o momento do disparo. Em uma das gravações, é possível ouvir um dos presentes dizendo: “O cara atirou no policial, mano”.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o caso está sendo investigado pelo 89º Distrito Policial. Os suspeitos são apontados como autores de um arrastão que vitimou ao menos nove pessoas. A SSP informou que reforçou o policiamento na região para capturar os criminosos e recuperar a arma roubada.